Vitória da Conquista celebra 7 de Setembro com desfile marcado por representatividade e participação comunitária
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA Em Vitória da Conquista, milhares de pessoas se reuniram na manhã desta segunda-feira (7)...
Por: RedacãoFonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
07/09/2026 às 18h40
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA Em Vitória da Conquista, milhares de pessoas se reuniram na manhã desta segunda-feira (7) para celebrar os 204 anos da Independência do Brasil, data que simboliza a emancipação política e o rompimento do país com a coroa portuguesa. O tradicional desfile movimentou as imediações do Centro Cultural Glauber Rocha e da Avenida Integração com cores e demonstrações de civismo. A celebração reuniu 1.850 estudantes de 24 escolas e outras 20 entidades ligadas aos setores de segurança, proteção, educação, cidadania e serviço público.
Continua após a publicidade
Com o tema “Por uma educação inclusiva, conectada com o futuro”, a celebração se destacou pela forte participação comunitária. Estiveram presentes instituições como o 7° Batalhão de Bombeiros Militar, o Comando de Policiamento da Região Sudoeste, o Grupo de Escoteiros Duque de Caxias 6º BA, o Clube de Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, os Clubes de Carros Antigos, do Fusca e dos Quadrados VCA, ordens e projetos como DeMolay, Bethel 02, Estrela do Oriente, Bode do Asfalto, Desperta Débora e Legendários, além de escolas estaduais de tempo integral e do Colégio Monteiro Lobato.
Durante o desfile, a prefeita Sheila Lemos ressaltou a abrangência do evento e parabenizou as instituições presentes: “É muito importante o dia em que a gente comemora a independência do nosso Brasil, da nossa pátria e hoje vemos tantas instituições participando. Só temos a agradecer e parabenizar todos envolvidos neste magnífico desfile”.
Na ocasião, o secretário de Educação Edgard Larry também destacou o sucesso da iniciativa: “Foi um desfile muito rico, mostrando a importância da inclusão social, mas também valorizando nossos labores históricos no município.”
Continua após a publicidade
Tradição, inclusão e serviço à comunidade no centro da avenida
Entre as instituições presentes estava o Colégio da Polícia Militar (CPM) Eraldo Tinoco, participante desde 2006. Ao todo, 300 pessoas integraram a ala do colégio, reunindo estudantes do ensino médio, voluntários, banda de música e companhias. A Major Maria Cláudia da Silva Vitória, diretora adjunta, comentou sobre a presença: “É muito importante a participação do Colégio da Polícia Militar no Desfile porque ela representa a questão cívico-militar dos estudantes nesse processo de reconhecimento e enriquecimento que nós temos da independência do Brasil.”
A assistência social e a defesa das pessoas com deficiência foram representadas por entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Associação Conquistense de Inclusão do Deficiente (Acide) e a Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (Apib).
O grupo da Apae desfilou com 10 assistidos e cinco profissionais. Segundo a coordenadora pedagógica Laily Benedicties, o evento oportuniza a divulgação do trabalho institucional e debate a inclusão.
“Estamos representando essa instituição que atua há 49 anos com a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e na busca pela defesa dos direitos dessas pessoas e seus familiares no município. Todos ficaram muito felizes”.
Já o Pelotão dos Veteranos reuniu policiais militares da reserva remunerada. O capitão do pelotão, César Natividade, rememorou a trajetória na corporação e agradeceu pelo reconhecimento: “Nós participamos com muito orgulho do desfile do 7 de setembro e agradecemos a Deus pelo período que passamos defendendo a sociedade baiana. É uma consideração que a corporação tem para o serviço que nós prestamos, muitos dos que estão aí hoje jovens aprenderam a trabalhar junto conosco”.
Farmacêutico, Gel Oliveira veio de Barra do Choça para contemplar a apresentação e reforçou o valor do desfile cívico na formação cidadã e no combate a preconceitos: “Eu vim hoje cedo para ver o desfile, porque gosto muito. Já estive em outras edições, inclusive desfilando. É uma questão de patriotismo e de formação, a criança que está desfilando agora, ela começa a entender o mundo”.
A autônoma Cristhiane Gomes trouxe a família para acompanhar a celebração e revelou que assistir o desfile já virou tradição: “Eu faço questão de vir com minha família. É um ato de democracia, a gente tem que prestigiar. Aqui, eu volto no tempo, lembro de quando eu desfilava. Para mim é muito satisfatório”, disse.
O vendedor Mauro Correia de Melo levou os filhos para assistir ao desfile e elogiou a estrutura e a segurança do evento: “Incentiva as crianças na questão cívica e no respeito pela pátria. Eles estão tendo a oportunidade de prestigiar esse desfile aqui em Vitória da Conquista que todo ano supera a nossa expectativa. Então eu acho que esse é o maior legado. O desfile é nota 10!”
Seja em Vitória da Conquista ou todo o país, as demonstrações cívicas em celebração à Independência do Brasil reforçam o orgulho do povo, a busca por direitos e a valorização da cidadania entre diferentes gerações.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.