
Com foco no avanço da aprendizagem e na consolidação da alfabetização na idade adequada, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reuniu, na manhã desta quarta-feira (9/9), gestores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares que atendem aos anos iniciais do Ensino Fundamental. O encontro marcou mais uma etapa do trabalho de monitoramento dos resultados da rede e definiu estratégias para intensificar as ações pedagógicas neste segundo semestre.
Durante a reunião, a secretária municipal de Educação, Tamires Andrade, apresentou a evolução dos indicadores de alfabetização e destacou o crescimento registrado pela rede. Lauro de Freitas encerrou 2025 com 39% dos estudantes alfabetizados, anteriormente 28%. No primeiro semestre de 2026, o índice chegou a 52%. A meta estabelecida para o encerramento deste ano é alcançar 60% dos estudantes alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Para Tamires, os resultados refletem um trabalho que combina avaliação, planejamento e acompanhamento permanente das unidades escolares, dentro das ações do Programa Educa Lauro. “Estamos revendo os dados apontados pelas avaliações externas e também pelas avaliações internas realizadas pela rede. Os gestores e coordenadores já participaram de uma pauta individualizada na Secretaria, com plantões pedagógicos para análise desses resultados e definição das metas de cada escola. Agora, seguimos unindo esforços para que esses avanços se concretizem na aprendizagem dos estudantes”, explicou a secretária.
Novas estratégias
Como parte da mobilização para ampliar os resultados, a SEMED apresentou nesta manhã os novos instrumentos pedagógicos que passam a integrar a rotina das unidades escolares. Entre as estratégias estão o Castelo da Leitura, o Carnê da Leitura, smartphones e materiais destinados ao acompanhamento dos níveis de fluência leitora e frequência. Os recursos permitirão às equipes identificar, com maior eficiência, a evolução dos estudantes e direcionar as intervenções pedagógicas de acordo com as necessidades observadas.
Com o Castelo da Leitura, a tomada de leitura será realizada três vezes por semana, possibilitando o monitoramento contínuo dos avanços e das dificuldades apresentadas pelos alunos. Já o Carnê da Leitura será utilizado individualmente pelos estudantes e também contemplará atividades realizadas em casa, aproximando as famílias do processo de alfabetização e ampliando o contato das crianças com a leitura para além do ambiente escolar.
A articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Antônia Geni, ressaltou que o avanço dos indicadores depende de uma atuação articulada entre escola, família e gestão educacional. “A rede está trabalhando para avançar ainda mais. Esse resultado passa pelo empenho dos professores, coordenadores pedagógicos, gestores, famílias e da Secretaria de Educação. Precisamos manter os esforços e oferecer às escolas as condições necessárias para que os objetivos sejam alcançados. Alfabetizar exige a participação de todos”, pontuou.
Genni pontua que as unidades escolares estão se preparando para as próximas avaliações externas, que permitirão aferir ainda mais os avanços da aprendizagem, bem como nortear as novas intervenções pedagógicas. Os alunos participarão da avaliação da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) de Fluência Leitora de 28/10 a 08/11/2026, e do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), que avaliará alunos do 2°, 3°, 5° e 9° ano, do Ensino Fundamental.











