Publicidade

Prefeitura abre vacinação aos sábados para ampliar proteção contra arboviroses

Atendimento acontece na sala de imunização do Posto de Atendimento Médico (PAM), das 8h às 14h, todos os sábados de setembro e outubro, para amplia...

Por: Redacão Fonte: Prefeitura de Dourados - MS
11/09/2026 às 11h39
Prefeitura abre vacinação aos sábados para ampliar proteção contra arboviroses
Sala de Imunização do Posto de Atendimento Médico passa a atender aos sábados, das 8h às 14h, para vacinar contra Chikungunya e Febre Amarela. Foto: A. Frota
event_available11/09/2026 |access_time10:29 horas
Compartilhe esta notícia:


Atendimento acontece na sala de imunização do Posto de Atendimento Médico (PAM), das 8h às 14h, todos os sábados de setembro e outubro, para ampliar o acesso da população às doses contra a Chikungunya e Febre Amarela

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

Sala de Imunização do Posto de Atendimento Médico passa a atender aos sábados, das 8h às 14h, para vacinar contra Chikungunya e Febre Amarela. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados ampliou a estratégia de vacinação contra a Chikungunya e a febre amarela com atendimento aos sábados na Sala de Vacinação do PAM (Posto de Atendimento Médico). O serviço funciona das 8h às 14h e foi programado para atender principalmente pessoas que têm dificuldade de procurar uma unidade de saúde durante os dias úteis. Em setembro, a vacinação ocorre nos dias 12, 19 e 26. Em outubro, haverá atendimento nos dias 3, 17, 24 e 31.

A ampliação ocorre em meio ao acompanhamento do cenário epidemiológico da Chikungunya no município. De acordo com o boletim da Semana Epidemiológica 35, referente ao período de 30 de agosto a 5 de setembro, Dourados contabiliza 10.546 casos notificados, 5.272 casos prováveis e 5.219 casos confirmados da doença. O levantamento aponta ainda 53 casos em investigação e 19 óbitos, além de 78 casos confirmados entre gestantes. A taxa de positividade está em 49,74%.

Continua após a publicidade

O boletim também mostra que a Chikungunya atingiu diferentes faixas etárias. Entre os casos confirmados, são 88 registros em crianças menores de um ano, 181 entre um e quatro anos, 325 de cinco a nove anos, 502 de 10 a 14 anos, 452 de 15 a 19 anos, 961 de 20 a 29 anos e 740 de 30 a 39 anos. Também foram registrados 675 casos entre pessoas de 40 a 49 anos, 567 de 50 a 59 anos, 415 de 60 a 69 anos, 235 de 70 a 79 anos e 78 entre pessoas com 80 anos ou mais.

A vacinação contra a Chikungunya é direcionada ao público que atende aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Em Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que pessoas entre 18 e 59 anos procurem uma unidade de saúde para verificar se estão aptas a receber a vacina. A recomendação é conferir a situação vacinal e, no momento do atendimento, levar documento pessoal e, se possível, a carteira de vacinação para avaliação e atualização do esquema.

Já em relação à febre amarela, o município não registra casos da doença. Mesmo sem ocorrência local, a vacinação é mantida como medida preventiva, especialmente para quem ainda não possui o esquema recomendado. A orientação é não esperar o surgimento de casos para procurar proteção e aproveitar os horários ampliados para colocar a vacinação em dia. A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação integra as ações de prevenção e controle das doenças e orienta a população a procurar os serviços de saúde para verificar quais doses estão indicadas para cada pessoa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
29°
Tempo limpo
Mín. 23° Máx. 29°
31° Sensação
6.17 km/h Vento
58% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h41 Nascer do sol
17h34 Pôr do sol
Sábado
30° 22°
Domingo
24° 21°
Segunda
24° 21°
Terça
25° 21°
Quarta
23° 20°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias