O novo Centro POP de Campo Grande entrou em funcionamento na última semana, ampliando a estrutura de atendimento à população em situação de rua. Projetado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), o equipamento foi estruturado para oferecer um ambiente adequado, acolhedor e funcional, com infraestrutura completa e equipes multidisciplinares.
Localizado no bairro Amambaí, o novo Centro POP segue o padrão nacional estabelecido pela Política Nacional de Assistência Social e as diretrizes de garantia de direitos. A unidade conta com banheiros acessíveis em maior quantidade, totalizando 26 gabinetes individuais, além de reservados para chuveiros, lavanderia, bagageiro e canil destinado aos animais de estimação da população atendida.
Para as atividades socioeducativas e de convivência, o prédio possui salas destinadas a oficinas e atendimentos integrados, cozinha, refeitório e área externa de livre convivência com redário. A estrutura também conta com biblioteca, espaço para exibição de filmes e jogos recreativos.
A ampliação dos espaços permite intensificar ações culturais e de convivência desenvolvidas por profissionais, estagiários de universidades e grupos de entidades parceiras, fortalecendo a socialização e a inclusão dos usuários.
O local já abrigava, há mais de um ano, o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). Com a ativação do novo Centro POP, a estrutura passou a concentrar e ampliar serviços voltados ao atendimento da população em situação de rua.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Camilla Nascimento, a nova unidade representa um avanço estrutural no suporte oferecido aos usuários e reforça o compromisso da gestão com a dignidade humana e a promoção da cidadania.
“O novo Centro POP foi planejado conforme as diretrizes nacionais para que nossas equipes ofereçam escuta qualificada, suporte psicossocial e oportunidades reais de reintegração social, autonomia e emancipação. É uma melhoria concreta tanto para as pessoas atendidas quanto para a qualidade do trabalho dos nossos profissionais”, afirmou.
A nova estrutura mantém os serviços já oferecidos anteriormente, como acolhida, escuta qualificada, elaboração de Plano Individual de Atendimento, orientações jurídicas e acompanhamento psicossocial. O atendimento também envolve articulação com serviços das áreas de saúde, habitação, emprego e assistência social.
Entre as novidades está a presença permanente de um entrevistador social do Cadastro Único, facilitando o cadastramento e a atualização dos dados dos usuários e, consequentemente, o acesso aos programas de transferência de renda do Governo Federal.
Com a ampliação do número de salas, serviços oferecidos pela Fundação Social do Trabalho (Funsat), Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), como o Consultório de Rua, também passam a ter maior presença na unidade, levando ações de saúde, habitação e oportunidades de trabalho para mais perto dos usuários.
Outra iniciativa criada pela equipe do Centro POP é o “Espaço das Conquistas”, ambiente em que os usuários podem trocar pontos acumulados durante a participação em atividades da unidade por souvenirs.
A pontuação pode ser obtida por meio da participação em atendimentos técnicos, oficinas e grupos de trabalho temático. Segundo o gerente de Proteção Social à População em Situação de Rua da SAS, Thiago Ribeiro, a proposta não funciona como condicionalidade para o acesso aos serviços, mas como uma estratégia de incentivo à integração e à adesão às atividades.
“Queremos fazer com que, ao participar dos momentos propostos, consigamos maior efetividade nos acompanhamentos e encaminhamentos desse usuário, bem como trabalhar valorização de seu esforço e dedicação, motivação e bem-estar”, pontuou.
O atendimento aos usuários ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, com oferta de café da manhã, almoço e café da tarde. Aos sábados, o funcionamento é das 7h às 13h, com café da manhã e almoço, além dos serviços rotineiros.
A expectativa é manter um fluxo de 180 a 200 atendimentos registrados por dia, com monitoramento técnico periódico e equipes preparadas para organizar a demanda. Em caso de aumento no fluxo, a SAS prevê a reorganização dos serviços para garantir os atendimentos necessários aos usuários.
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) também intensificaram as abordagens na região durante a última semana, com o objetivo de divulgar a nova estrutura e orientar a população sobre os serviços disponíveis na unidade.
Para a superintendente de Proteção Social Especial da SAS, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, a atuação integrada da rede é fundamental para ampliar as possibilidades de superação das vulnerabilidades sociais.
“A proposta da política pública do Centro Pop é promover dignidade e garantia de direitos para a população em situação de rua e, quando há efetividade dessas ações, pode ser possível a reintegração social, colocação no mercado de trabalho, acesso à renda e reintegração familiar e comunitária desse usuário, levando à superação das vulnerabilidades sociais e da condição de rua”, frisou.
A SAS também atua em conjunto com a Segurança Pública do município para intensificar as rondas na região e contribuir para um ambiente seguro e organizado para moradores e usuários do serviço.
Na unidade, duas salas são destinadas à Guarda Civil Metropolitana (GCM), que mantém plantão permanente de 24 horas no local.