
Mãe beneficiadas pelo cartão da Primeira Infância Carioca (PIC), distribuído pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a famílias em vulnerabilidade com crianças de 0 a 4 anos, participaram na sexta-feira (18/9), de uma atividade de confraternização na Lagoa, Zona Sul. Foram convidadas para o evento beneficiárias que vivem nos territórios cobertos pelas dez CAS (Coordenadorias de Assistência Social) da cidade. Cerca de 50 mulheres aproveitaram a programação no espaço Caza Lagoa, que teve café da manhã, kit com frutas, aula de dança e muita descontração.
A atividade “Viva a vida” foi mais uma realizada pela SMAS com as mães do PIC para promover acessibilidade e inclusão cultural. O objetivo dessas agendas é oferecer mais do que o benefício social, por meio de iniciativas que gerem pertencimento e bem-estar.
– A Prefeitura deseja que vocês, mães, fiquem protegidas, assim como os filhos e as filhas de vocês. A finalidade desse evento é essa: que vocês recebam cuidado e tenham um tempo para vocês, porque a gente sabe que cuidar das crianças, da casa e do trabalho é bastante desgastante – afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Augusto Ribeiro.
Saúde mental na pauta
A programação começou com um café da manhã de boas-vindas oferecido pelas CAS às convidadas. Cada uma delas recebeu um kit frutas, uma gentileza possível graças à parceria com a Cadeg, o mercado municipal do Rio. Em seguida, as mães participaram de uma dinâmica com bolas de encher preparada por profissional de psicologia da SMAS, com foco na campanha Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio. Cada bola representava um sentimento, e as pessoas eram convidadas a falar sobre isso.
Logo depois, o momento de maior descontração: um aulão de zumba, que mistura passos de dança com exercícios aeróbicos, ao som de ritmos como salsa, merengue, reggaeton, cumbia, pop e funk. A aula foi oferecida por outro parceiro da iniciativa, o Flow em Caza, projeto voltado para o bem-estar que acontece todo sábado no Caza Lagoa. No encerramento, as convidadas receberam brindes como canetas, girassóis e sementes da flor.
– Era uma agenda sensível, de cuidado com a saúde mental, e por isso planejamos que as mães estivessem hoje sem seus filhos e suas filhas, para que ficassem à vontade, num ambiente seguro de fala. Orientamos as famílias que têm uma rede de apoio a deixar as crianças na creche ou na escola ou com algum outro responsável, para que as mães viessem – contou Vanessa Medeiros, responsável na SMAS pela organização do evento e pela promoção de acessibilidade cultural das mães do PIC.
Atenção à primeira infância
O cartão PIC é um benefício em forma de cartão alimentação, com recarga mensal de R$ 200, para ajudar famílias em vulnerabilidade social com crianças de até 4 anos. A iniciativa é parte da Política Municipal Integrada da Primeira Infância Carioca – Pequenos Cariocas, lançada pela Prefeitura do Rio para acompanhar o desenvolvimento e garantir os direitos da primeira infância (desde a gestação até os seis anos), com ações de diverso órgãos municipais.

