Publicidade

Rede Municipal amplia diálogo sobre saúde mental e acolhimento nas escolas

Reconhecer as próprias emoções, perceber quando algo não está bem e saber que é possível buscar ajuda. Esses foram alguns dos temas trabalhados com...

Por: Redacão Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
25/09/2026 às 18h06
Rede Municipal amplia diálogo sobre saúde mental e acolhimento nas escolas
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Reconhecer as próprias emoções, perceber quando algo não está bem e saber que é possível buscar ajuda. Esses foram alguns dos temas trabalhados com estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Vilas Boas Moreira, em uma atividade promovida pelo Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas (NPMV), da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Continua após a publicidade

A ação, realizada nessa sexta-feira (25), integra as atividades desenvolvidas durante o Setembro Amarelo e abriu espaço para que os adolescentes conversassem sobre sentimentos, saúde mental, acolhimento e a importância de procurar pessoas de confiança diante de situações de sofrimento emocional.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

A psicóloga do NPMV, Cléa Lopes, explica que a adolescência é uma fase marcada por mudanças, descobertas e diferentes sentimentos, o que torna importante criar espaços de escuta e orientação dentro do ambiente escolar.

Continua após a publicidade

“Eles precisam aprender a reconhecer as próprias emoções, perceber quando algo não está bem e entender que não precisam lidar sozinhos com situações de sofrimento emocional. Às vezes, uma conversa com alguém de confiança, com a família ou com um profissional pode fazer muita diferença. Quanto mais eles compreendem o que estão sentindo, mais conseguem cuidar de si e também ter um olhar atento para o colega que está ao lado”, explicou.

Além de estimular o autoconhecimento, atividades como essa contribuem para que os estudantes compreendam a escola também como um espaço de acolhimento e saibam a quem recorrer quando estiverem enfrentando alguma dificuldade.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Alexandre Botelho, Cléa Lopes e Adriana Santos

Segundo o diretor da escola, Alexandre Botelho, é preciso levar essas atividades para além da campanha. “Essas ações ajudam a identificar sofrimentos emocionais, sentimentos difíceis e também questões como a ansiedade, que é muito frequente entre os adolescentes hoje em dia. Por isso, a gente busca criar espaços para que o aluno se sinta acolhido e compreendido, um cuidado que precisa fazer parte do cotidiano das nossas escolas durante todo o ano e não apenas no Setembro Amarelo”, finalizou.

A atividade faz parte do trabalho de prevenção e acompanhamento realizado pelo NPMV junto às unidades da Rede Municipal de Ensino, com ações voltadas à promoção de ambientes escolares seguros, acolhedores e atentos às necessidades dos estudantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
23°
Parcialmente nublado
Mín. 19° Máx. 24°
24° Sensação
4.12 km/h Vento
83% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h28 Nascer do sol
17h37 Pôr do sol
Sábado
27° 21°
Domingo
28° 21°
Segunda
26° 22°
Terça
27° 22°
Quarta
29° 22°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias