Publicidade

Curso de crochê capacita 14 mulheres e fortalece autoestima no Estrela Dalva

Quatorze mulheres concluíram, nesta quarta-feira (8), o curso de confecção de chapéu em crochê, realizado pela Secretaria Executiva da Mulher (Semu...

Por: Redacão Fonte: Prefeitura de Campo Grande - MS
08/10/2026 às 15h07
Curso de crochê capacita 14 mulheres e fortalece autoestima no Estrela Dalva
Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande - MS

Quatorze mulheres concluíram, nesta quarta-feira (8), o curso de confecção de chapéu em crochê, realizado pela Secretaria Executiva da Mulher (Semu), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Estrela Dalva. A capacitação foi realizada entre os dias 5 e 8 de outubro, no período da manhã, e proporcionou às participantes o aprendizado de uma nova habilidade que pode ser transformada em oportunidade de geração de renda.

Continua após a publicidade

A iniciativa integra as ações de qualificação promovidas pela Semu, que buscam ampliar o acesso das mulheres a novos conhecimentos, incentivar o empreendedorismo e contribuir para a autonomia financeira.

Para a secretária executiva da Mulher, Angélica Fontanari, cada capacitação representa uma oportunidade para que as participantes descubram novas possibilidades. “Quando uma mulher aprende uma nova habilidade, ela amplia suas possibilidades. O artesanato pode abrir portas para uma fonte de renda, fortalecer a autoestima, estimular o empreendedorismo e mostrar que ela é capaz de conquistar novos espaços.”

Além da aprendizagem técnica, o curso também proporciona momentos de convivência e troca de experiências entre as participantes. Para a professora Zunilda Freitas, o artesanato tem um papel importante no fortalecimento da autoestima e no bem-estar emocional.

Continua após a publicidade

“Muitas mulheres chegam dizendo que nunca fizeram artesanato ou que vieram apenas para sair um pouco da rotina. Aos poucos, elas vão aprendendo e quando termina a primeira peça, a emoção é visível. É muito comum ouvir: ‘Professora, eu consegui’. Esse sentimento fortalece a autoestima e mostra que elas podem aprender algo novo em qualquer fase da vida”, destacou.

Durante os quatro dias de capacitação, as alunas aprenderam técnicas de crochê aplicadas à confecção dos chapéus, desenvolvendo habilidades que podem ser utilizadas tanto para uso pessoal quanto para a produção e comercialização das peças.

A conclusão do curso marca mais uma etapa de aprendizado para as participantes, que deixam a capacitação com novos conhecimentos e a possibilidade de transformar o artesanato em uma atividade de renda, além de levar consigo a satisfação de terem produzido as próprias peças.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
28°
Parcialmente nublado
Mín. 22° Máx. 26°
30° Sensação
18.5 km/h Vento
65% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h16 Nascer do sol
17h40 Pôr do sol
Sexta
28° 22°
Sábado
29° 22°
Domingo
28° 23°
Segunda
28° 23°
Terça
29° 23°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias