
A Prefeitura de Belém, em parceria com o Governo do Estado, realizou uma novaentrega de equipamentosnesta quinta-feira (15), parafortalecer o trabalho de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A ação ocorreu na Cooperativa de Trabalho Ambiental da Ilha de Cotijuba (CAIC), com a disponibilização detrituradores de galhos e de vidro, umtriciclo para a coleta seletiva, além deequipamentos de proteção individual(EPIs) para as catadoras da cooperativa,formada integralmente por mulheres.
A iniciativa, realizada por meio da Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp), busca contribuir para ofortalecimento da cadeia da reciclagem, oreaproveitamento de resíduose amelhoria das condições de trabalhodos profissionais que atuam na coleta e na destinação de materiais recicláveis.
Durante a entrega, a secretária executiva de Inclusão Produtiva de Belém, Pamela Massoud, destacou a importância daarticulação entre estado e município para fortalecer a gestão de resíduose ampliar a capacidade produtiva das cooperativas
O secretário adjunto de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade, Rodolpho Zahluth, reforçou o compromisso do Estado com a Prefeitura e as cooperativas.






Para a catadora Simone Barbosa, a chegada dos equipamentos representa umavanço para o trabalhodesenvolvido pela cooperativa, especialmente na coleta seletiva e na separação adequada dos resíduos.

Além da entrega realizada em Cotijuba, a parceria entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado contemplou, nesta semana semana, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (COCAVIP), que recebeu umtriturador de galhos e entrega de EPI. A cooperativa atua também nobeneficiamento de resíduos orgânicos, transformados emadubo utilizado na agricultura familiar.
A dificuldade enfrentada pelos catadores ficou no passado, segundo Nádia da Luz, de 45 anos, catadora e presidente da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Reciclaveis e Reutilizaveis Visao Pioneira de Icoaraci (Ascavip). Para Nádia, os materiais farão total diferença no trabalho no dia a dia.

“Antes, só a nossa pequena máquina triturava de cem a duzentos quilos de galhos, agora vai ser mais de uma tonelada porque, com o triturador novo, a gente escalona ali de quinhentos em quinhentos e se torna uma ou duas toneladas, manhã e tarde triturando. A gente vai triturar para ficar menor e virar só um ‘pózinho’, o que vai conseguir economizar mais ainda pois o volume dele é muito menor triturado”, explica a catadora.
Texto:Luciana Caxias, estagiária de jornalismo, sob orientação de Juliana Maia – Ascom Sezel

