Publicidade

Estação Acolher realiza oficina de queijadinha e valoriza a sergipanidade

Atividade apresentou às crianças um dos doces mais tradicionais de Sergipe, unindo conhecimento, cultura e degustação

Por: Redacão Fonte: Secom Sergipe
19/10/2026 às 07h06
Estação Acolher realiza oficina de queijadinha e valoriza a sergipanidade
Fotos: Ascom/Seasic

A Estação Acolher realizou, no último sábado, 18, uma oficina de queijadinha sergipana, proporcionando às crianças uma experiência de aprendizado e valorização da cultura local. A atividade destacou um dos doces mais tradicionais do estado, considerado um símbolo da sergipanidade e parte importante da identidade cultural do povo sergipano.

Continua após a publicidade

Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, iniciativas como essa contribuem para o desenvolvimento das crianças e para a valorização das raízes culturais do estado. “É muito importante proporcionar às nossas crianças experiências que unam aprendizado, diversão e valorização da nossa cultura. A queijadinha faz parte da identidade sergipana, e apresentar essa tradição aos pequenos é também uma forma de fortalecer o sentimento de pertencimento e o orgulho de ser sergipano”, destacou.

A programação começou com a exibição de um vídeo educativo sobre os ingredientes utilizados no preparo da iguaria, como coco, ovo, farinha de trigo, açúcar e leite condensado. Após conhecerem um pouco mais sobre a receita, as crianças tiveram a oportunidade de saborear diversas queijadinhas.

Para algumas delas, a exemplo de Marcos Vinícius, foi a primeira experiência provando o doce típico, descobrindo seus sabores e conhecendo uma tradição que faz parte da história de Sergipe. "Eu gostei muito de experimentar a queijadinha. Foi muito legal, porque aprendi quais são os ingredientes usados para fazer o doce", relatou.

Continua após a publicidade

Gabriel Melo foi um dos que mais gostaram do sabor da queijadinha. "É docinha e gostosa. Eu comi duas vezes e assisti como faz. Vou pedir para minha mãe fazer em casa", disse, com um sorriso de orelha a outra.

A oficina integra as atividades desenvolvidas pela Estação Acolher, que busca oferecer às crianças momentos de convivência, aprendizado e diversão, incentivando o conhecimento das tradições sergipanas de forma lúdica e participativa.

Vila da Criança

A Vila da Criança é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), com o apoio da Energisa, Netiz, Iguá e Deso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
22°
Chuvas esparsas
Mín. 21° Máx. 24°
23° Sensação
14.83 km/h Vento
100% Umidade
100% (5.67mm) Chance chuva
05h07 Nascer do sol
17h44 Pôr do sol
Terça
23° 21°
Quarta
22° 21°
Quinta
24° 22°
Sexta
23° 22°
Sábado
23° 22°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias