Publicidade

Prefeitura cria Frente Municipal de Enfrentamento Climático em Boa Vista

Iniciativa reunirá pastas e a sociedade civil para planejar ações que reduzam os impactos na capital

Por: Redacão Fonte: Prefeitura de Boa Vista - RR
19/10/2026 às 13h53
Prefeitura cria Frente Municipal de Enfrentamento Climático em Boa Vista
Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa Vista - RR

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de sustentabilidade e de enfrentamento às mudanças relacionadas ao clima em Boa Vista, a Prefeitura criou a Frente Municipal de Enfrentamento Climático (FMEC). A medida foi oficializada por decreto publicado no Diário Oficial do Município em 15 de outubro.

Continua após a publicidade

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Sandro Barbot, a iniciativa busca promover a articulação entre órgãos e instituições públicas, a troca de informações e o suporte técnico à prefeitura na elaboração e no acompanhamento do Plano Municipal de Enfrentamento Climático.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa Vista - RR
Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa Vista - RR
A iniciativa busca elaborar o Plano Municipal de Enfrentamento Climático.

A Frente será organizada em quatro instâncias: Coordenação Geral, Secretaria Executiva, Câmara Técnica e Diálogo Ampliado. Segundo o secretário, as primeiras reuniões estão previstas para o fim de outubro.

Continua após a publicidade

“A FMEC vai fortalecer a atuação conjunta das secretarias municipais e ampliar o diálogo com a sociedade civil, as instituições de ensino e o setor privado. Queremos reunir conhecimentos e contribuições para planejar ações que reduzam os impactos das mudanças climáticas e preparem Boa Vista para esses desafios”, destacou Sandro Barbot.

Grupo contribuirá para o Plano Municipal de Enfrentamento Climático

A participação social será incentivada por meio de consultas públicas, que permitirão a apresentação de críticas, sugestões e propostas de diferentes segmentos da sociedade. A Frente também acompanhará a elaboração, a revisão e a implementação do Plano Municipal de Enfrentamento Climático, com recomendações técnicas para orientar as decisões do município.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa Vista - RR
Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa Vista - RR
A FMEC vai ampliar o diálogo com a sociedade civil, as instituições de ensino e o setor privado.

A Coordenação Geral será exercida pelo titular da SEMMA ou por representante formalmente indicado. A Secretaria Executiva prestará apoio técnico, administrativo e operacional às atividades, enquanto a Câmara Técnica reunirá representantes das secretarias e autarquias municipais que atuam em áreas relacionadas à agenda climática.

Já o Diálogo Ampliado será o espaço de participação da sociedade civil e de outros setores, favorecendo a construção coletiva de propostas e o fortalecimento das políticas climáticas em Boa Vista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
22°
Tempo nublado
Mín. 21° Máx. 24°
23° Sensação
26.14 km/h Vento
86% Umidade
100% (5.67mm) Chance chuva
05h07 Nascer do sol
17h44 Pôr do sol
Terça
23° 21°
Quarta
22° 21°
Quinta
24° 22°
Sexta
23° 22°
Sábado
23° 22°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias