Publicidade

Carlos Lula critica interrupção da quimioterapia no Hospital do Câncer do Maranhão

O parlamentar abordou o tema na sessão plenária desta quinta-feira, na tribuna da Assembleia Legislativa

Por: Redacão Fonte: ALEMA
22/10/2026 às 17h38
Carlos Lula critica interrupção da quimioterapia no Hospital do Câncer do Maranhão
Deputado Carlos Lula durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira

Agência Assembleia

Continua após a publicidade

Um dia após denunciar o colapso no Hospital da Ilha, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) voltou à tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão nesta quinta-feira (22) para revelar uma nova crise no sistema público de saúde do Estado. Desta vez, o alvo foi o Hospital de Câncer do Maranhão, onde, segundo o parlamentar, pacientes oncológicos estão há pelo menos duas semanas sem conseguir agendar sessões de quimioterapia por falta de medicamentos.

De acordo com Carlos Lula, servidores da unidade estariam tentando reagendar atendimentos e buscando medicamentos emprestados de outras unidades para garantir a continuidade dos tratamentos. “Não há medicação para tratamento de câncer no Hospital de Câncer do Estado do Maranhão”, afirmou.

Carlos Lula também relatou falta de soro na unidade na quarta-feira (21), com o material sendo dividido entre os pacientes diante do estoque insuficiente, e afirmou ter recebido informações de que o problema persistia nesta quinta.

Continua após a publicidade

As denúncias se somam ao quadro apresentado na véspera, quando o deputado apontou falhas na climatização do Hospital da Ilha, com pacientes de UTI sem ar-condicionado, cirurgias canceladas no centro cirúrgico, tomografia paralisada e crianças aguardando há semanas por procedimentos cirúrgicos.

Diante do acúmulo de problemas, Carlos Lula fez uma cobrança direta ao governador Carlos Brandão. “Se Vossa Excelência não quer mais governar, renuncie. Mas não faça isso com os pacientes”, afirmou. O parlamentar prometeu continuar utilizando a tribuna para expor a situação. “Se for preciso, eu virei denunciar nessa tribuna todos os dias, até o fim do meu mandato, mas que a gente possa reverter essa situação, porque é desumano o que está acontecendo hoje no sistema de saúde do Estado do Maranhão”, declarou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
20°
Neblina
Mín. 20° Máx. 23°
21° Sensação
9.25 km/h Vento
94% Umidade
100% (4.22mm) Chance chuva
05h05 Nascer do sol
17h45 Pôr do sol
Sexta
25° 22°
Sábado
25° 22°
Domingo
27° 23°
Segunda
27° 22°
Terça
22° 20°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias