Publicidade

IJSN, Ufes e setor privado se unem em pesquisa para cidades inteligentes

Em uma iniciativa que fortalece a articulação entre ciência, inovação e gestão pública, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Universidade F...

Por: Redacão Fonte: Secom Espírito Santo
15/09/2025 às 17h19
IJSN, Ufes e setor privado se unem em pesquisa para cidades inteligentes
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Em uma iniciativa que fortalece a articulação entre ciência, inovação e gestão pública, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a empresa capixaba Atman Systems se unem para o desenvolvimento de uma pesquisa voltada à aplicação de tecnologias inteligentes na mobilidade urbana. A colaboração exemplifica um modelo estratégico de cooperação entre o setor público, a academia e a iniciativa privada — uma triangulação que fortalece a produção de conhecimento com impacto direto no cotidiano das cidades.

Continua após a publicidade

"A INOVA UFES apoia esta parceria, pois ela acredita na força do diálogo no ecossistema de inovação do Espírito Santo. Portanto, o que vemos neste trabalho cooperativo é exatamente o uso do conhecimento gerado na Universidade sendo potencializado em produtos, processos e serviços em benefício do desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo e do País”, afirma a superintendente de Projetos e de Inovação da Ufes, a professora Miriam de Magdala. 

A pesquisa aborda os desafios de segurança nas interseções viárias em sistemas de transporte sustentável para cidades inteligentes se tornarem também humanas, pois as estatísticas alarmantes relacionadas a acidentes e mortes continuam a ser negligenciadas pelas cidades inteligentes. Há tendências tecnológicas apontando para o uso dos famosos “gêmeos digitais” como a técnica promissora para auxiliar na tomada de decisões complexas em sistemas de transporte inteligentes.

Porém, os pesquisadores notaram a falta de uma estrutura robusta de modelagem de informações. Ela agrega e propicia interação do mundo físico (com características e condições, seus sensores e atuadores nas intersecções) com o seu gêmeo no ciberespaço (modelos matemáticos para previsão de colisões, por exemplo). Portanto, os gêmeos digitais são réplicas virtuais de sistemas físicos para sistemas de transporte inteligentes de forma a melhorar a segurança de usuários vulneráveis, como pedestres e ciclistas. 

Continua após a publicidade

“As cidades inteligentes são cada vez mais parte da nossa realidade, por isso pensar em soluções que as tornem ainda mais eficientes é investir no desenvolvimento e no bem-estar da população. A parceria entre o IJSN, a Ufes e a Atman Systems busca possibilitar isso por meio da pesquisa, que tem resultado iniciativas como a dos gêmeos digitais, que surgem como uma ferramenta estratégica para transformar dados em decisões mais seguras, integrando o mundo físico e o digital para salvar vidas e tornar a mobilidade urbana mais sustentável”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

O estudo propõe, pela primeira vez, um método de modelagem baseado em ontologia para interseções, focando na segurança dos usuários vulneráveis das vias. A ontologia é uma representação formal de um conjunto de conceitos dentro de um domínio de aplicação, no caso interseções viárias, e as relações entre eles (infraestrutura, automóveis, pedestres etc). Ela serve para facilitar a compreensão, compartilhamento e reutilização de informações, permitindo que diferentes sistemas e agentes compreendam e processem dados de maneira consistente.

Todo o trabalho conjunto desenvolvido até o momento resultou no artigo "VRU Safety at Road Intersections: An Ontology-Driven Digital Twin", publicado recentemente na IEEE Xplore, uma biblioteca digital criada e mantida pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), organização profissional fundada nos Estados Unidos. O artigo pode ser acessado por meio do link:  https://doi.org/10.1109/ACCESS.2025.3595998

"É com imenso orgulho que o Setor de P&D da Atman Systems recebeu o anúncio da publicação do artigo científico, fruto de uma parceria estratégica com a Universidade Federal do Espírito Santo e o Instituto Jones dos Santos Neves. Mais do que um marco acadêmico, o trabalho materializou nossa visão de inovação: a sinergia entre setor privado, academia e centros de pesquisa como motor de transformação”, pontuou o diretor executivo da Atman Systems, Fernando Martinelli.

“Essa colaboração reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções tecnológicas 100% nacionais para mobilidade urbana e gestão inteligente e humana de tráfego — e demonstra, na prática, como o conhecimento compartilhado pode gerar impacto real e sustentável para a sociedade”, completou Martinelli.

A pesquisa foi conduzida pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Ufes, Victor M. G. Martinez, sob orientação do professor Moisés Ribeiro, com a participação do pesquisador do IJSN, Salim Suhet Mussi, e apoio da Atman Systems, que atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas para cidades inteligentes.

O projeto é fruto do Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visa pesquisas mais aplicados à realidade e à necessidade do setor industrial brasileiro, como também oferecer às indústrias os benefícios da pesquisa e do desenvolvimento em alto nível. A pesquisa ainda articula parcerias, sob outros agentes financiadores, como a Capes e a Fapesp, com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de São Paulo (USP). 

Além de impulsionar o avanço tecnológico, o estudo realizado também serve de modelo para futuras parcerias, pois exemplifica a força da colaboração entre o meio acadêmico, os setores público e privado na promoção da inovação tecnológica para o desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo. 

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
23°
Parcialmente nublado
Mín. 22° Máx. 30°
24° Sensação
2.57 km/h Vento
88% Umidade
91% (1.54mm) Chance chuva
05h22 Nascer do sol
17h39 Pôr do sol
Sexta
24° 22°
Sábado
25° 22°
Domingo
26° 22°
Segunda
26° 22°
Terça
27° 22°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias