
O Parque Linear II, entregue no mês de julho deste ano pelo prefeito Leo Bezerra, transformou a rotina da população do bairro Valentina Figueiredo, que conta com um espaço de lazer, convivência, diversão, comércio, gastronomia, atividade física para crianças, adolescentes, adultos, e, principalmente, pessoas da terceira idade.
Centenas de pessoas ocupam o local para caminhadas, exercícios físicos, conversas entre amigos, brincadeiras e degustação de vários tipos de iguarias gastronômicas da culinária regional a internacionalmente conhecidas.


Moradores da região contam que o local se transformou em um ponto de convivência que atrai não apenas quem vive no entorno, mas também pessoas de toda a cidade.
“Foi o melhor presente que a Prefeitura de João Pessoa deu à população do Valentina Figueiredo, um bairro onde não tínhamos um espaço de lazer, principalmente para nossas crianças”, disse a operadora de caixa Flaviana Pereira, que passeia, todas as tardes, com filha Maria Pietros, de um ano e seis meses, na nova área de lazer e conveniência.


Os irmãos Luan Ferreira e Natália de Brito optaram para fazer exercícios físicos no Parque Linear II, deixando de lado a obrigatoriedade das academias. “Há duas semanas estamos diariamente no Parque praticando atividades físicas e economizando dinheiro com academias. Esse espaço não poderia ser melhor. Temos de tudo. Quero enaltecer os idealizadores e parabenizar a gestão municipal”, afirmou Luan.
Comércio – O Parque Linear II além de mudar a rotina diária de várias pessoas, tem sido um local de aumento de renda, empregabilidade e lucros financeiros. Um espaço, onde comerciantes instalam logo cedo seus produtos para a venda. Doces, salgados, caldinhos, sopa, brinquedos infantis, frutas, dentre outros, podem ser encontrados naquele novo grande espaço de lazer e convivência da Zona Sul de João Pessoa.


Doce viral – Viralizado nas redes sociais em praias e calçadões do Nordeste (como Maceió e Fortaleza), o ‘Copo de Dubai’ (Viral) chegou pela primeira vez na Paraiba através do Parque Linear II, com as empreendedoras Fátima Gomes e Andressa Monteiro. Uma sobremesa de rua que leva uma camada generosa de Nutella no fundo, creme de pistache, morangos frescos e o toque árabe tradicional do kadaif , (massa de sêmola crocante).
“Somos pioneiros e inovadores. Somos primeiros na Paraíba a comercializar o ‘Copo de Dubai’. Uma novidade que vem dando certo e, através da nossa microempresa ‘Nós Três Docerias’, pretendemos comercializar em toda a Paraíba. Graças a Deus os gestores criaram esse espaço no Valentina Figueiredo. Estamos felizes porque podemos trabalhar perto de nossas casas”, garantiu Fátima.


O casal Samira Fernandes e Jânio Francisco Fernandes, residente em Paratibe, também elogiou a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa em relação ao Parque Linear II. O emprego informal na comercialização de caldinhos foi a forma encontrada para pagar seus boletos e quitar as dívidas diárias. Diariamente, são em torno de 40 produtos comercializados naquele espaço.


“Temos feito nosso salário mensalmente, sem precisar ir muito longe. Desde que o Parque Linear foi entregue, nos estabilizamos aqui e estamos fazendo nossa renda. Agradecemos demais à gestão municipal, pois, o que antes era um espaço praticamente abandonado, hoje se transformou na ‘Orla’ do Valentina Figueiredo”, elogiou Jânio Fernandes.


Zuleide Silva, aposentada, ressaltou que o Parque Linear II mudou a rotina dos moradores para melhor. “Tudo perfeito! O Parque trouxe lazer, emprego, renda e gastronomia e transformou a rotina da nossa comunidade. Parabéns à Prefeitura de João Pessoa”, finalizou.


Localização – O Parque Linear II foi entregue à população do Valentina Figueiredo no dia 15 de julho deste ano, durante os 100 primeiros dias de gestão do prefeito Leo Bezerra. Localizado na Perimetral Sul – Valentina Figueiredo, o novo espaço de lazer e convivência possui 11.584 metros quadrados.


O equipamento conta com praça, quadra de areia, pista de cooper, ciclovia, caramanchão, espaço multiúso com bancos, estacionamento com 16 vagas, calçadas padronizadas, Academia da Terceira Idade (ATI), academia acessível, playground, pet place, paisagismo com gramado e novas espécies arbóreas, iluminação pública em LED e estrutura totalmente acessível. Funcionar 24h.

